Imprimir

Imprimir Notícia

19/09/2018 às 15:05

Ministério da Agricultura escolhe Sebastião Barbosa para presidir Embrapa

Redação Leiagora

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse nesta quarta-feira, 19, que a pasta escolheu o pesquisador aposentado Sebastião Barbosa para a presidência da Embrapa. O nome foi encaminhado ao Palácio do Planalto, que dará a palavra final sobre a escolha.

Barbosa integrava uma lista tríplice na qual estavam também o atual diretor da empresa, Cleber Soares, e o ex-ministro da Agricultura Luis Carlos Guedes Pinto. O processo de seleção foi criticado pelas entidades do agronegócio, conforme mostrou o Estadão/Broadcast. Na ocasião, 40 entidades do agronegócio enviaram uma carta ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, criticando o processo de seleção.

O setor queria opinar na escolha, feita pelo conselho de administração, composto exclusivamente por integrantes do governo.O protesto, encabeçado pelo Instituto Pensar Agrícola (IPA), era endossado por entidades de grande representatividade como Unica, Aprosoja, Viva Lácteos e Citrus Br, entre outras.

"Parece-nos que o processo seletivo de presidente, sem a prévia definição de sua estratégia e desenvolvimento futuro, traz uma enorme dificuldade", dizia a carta enviada à Agricultura, assinada pelo presidente do Instituto Pensar Agrícola (IPA), Fabio de Salles. "Esse processo está invertido", afirmou também, na ocasião, o vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Pedro de Camargo Neto, cuja entidade também foi uma das signatárias da carta. "Antes de escolher o presidente, precisaria saber quais os planos dele para enfrentar os graves problemas da Embrapa."

Direto de Brasília, Lu Aiko Otta - Estadão Conteúdo

 
 Imprimir