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08/10/2018 às 19:35

Dificuldades de aprendizagem são temas abordados em novo ciclo de formação

Redação Leiagora

Prossegue nesta terça-feira (9), das 18h às 21h, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), o segundo encontro da formação continuada ?Dificuldade de Aprendizagem ? Análises, Reflexões e Ações Interventivas?. O encontro é direcionado aos professores dos 1º e 2º ciclos da alfabetização até o 6º ano e visa fortalecer a prática pedagógica, contribuindo para a formação integral das crianças.

Estão participando da formação 74 professores de 13 unidades escolares da rede pública municipal de Educação, das quatro regionais da Capital. A coordenadora de Organização Curricular da Diretoria de Ensino da SME, Ana Paula Gomes de Moraes, contou que a iniciativa teve origem no relato dos professores sobre as dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. ?Após essa primeira etapa, vamos fazer uma avaliação e as adequações necessárias porque nossa expectativa é levar a formação a todos os profissionais da rede?, contou.

Com essa formação, a ideia é que os profissionais possam adquirir uma compreensão em relação às emoções das crianças e estudantes como um fator decisivo no processo de aquisição do conhecimento e se prepararem para a etapa de planejamento das ações e atividades pedagógicas, buscando mecanismos que possam promover avanços efetivos na aprendizagem.

A formação foi dividida em etapas. No dia 27 de setembro foram abordados os temas ?Emoções e Sentimentos?. Nesta terça-feira, o tema será ?As Dificuldades de Aprendizagem e o processo de aquisição da Leitura? e no dia 23 de outubro ?As Dificuldades de Leitura e o desenvolvimento do raciocínio matemático?. O encerramento da formação será no dia 23 de novembro, o qual contará com um workshop para socialização das ações interventivas desenvolvidas em sala de aula e análise dos resultados obtidos.

A formação é uma ação Intersetorial e está sendo ministrada pela equipe de assessores pedagógicos da SME, da Coordenadoria de Organização Curricular, da equipe da Educação Especial, formada por psicólogo e fonoaudiólogos e pelo pedagogo da equipe do Ensino Fundamental.

?A formação é fundamental para que possamos esclarecer as causas recorrentes de comportamentos apresentados pelas crianças bem pequenas - de 1 a 7 meses até os 3 anos e 11 meses - e pelas crianças de 4 a 5 anos, de acordo com a nova definição adotada pela  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a agressividade, a birra, intolerância a frustração, estresse emocional e situações conflitantes entre os pais?, explicou Ana Paula.

Serviço

Formação - Dificuldade de Aprendizagem ? Análises, Reflexões e Ações Interventivas

Data:  09 e 23 de outubro, e encerramento no dia 23 de novembro

Hora: 18 às 21 horas

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes

Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Maria Barbant

 
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