Imprimir

Imprimir Notícia

18/10/2018 às 13:21

Pantanal Shopping recebe exposição arqueológica sobre povos mato-grossenses do século XVI

Redação Leiagora

Conhecer os costumes e as tradições dos povos que habitaram a região do Pantanal Mato-grossense durante os séculos que antecederam a chegada dos europeus. Essa é a proposta da exposição arqueológica ?O Doméstico e Ritual no Universo Xaray?, que acontecerá de 18 de outubro a 20 de novembro, de segunda a sábado das 10h às 20h e domingo e feriado das 14h às 20h, de maneira gratuita, no piso 2 do Pantanal Shopping, em Cuiabá.

A mostra, que é uma realização do Pantanal Shopping em parceria com o Instituto do Homem Brasileiro (IHB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é fruto do trabalho de pesquisa para o mestrado e doutorado da professora e arqueóloga, Maria Clara Migliacio, que infelizmente já faleceu, mas deixou como legado um pouco da história da população Xaray.

De acordo com o IHB, responsável pela guarda e conservação do material arqueológico em exposição, os visitantes poderão conferir uma grande variedade de peças de uso cotidiano e também de uso ritual dos Xarayés estará em exposição. Além do mais, todo o acervo conta com banners ilustrativos e explicativos que permitem ao visitante entender como e qual utilização era dada a cada uma das peças a mostra.

Com base nos vestígios materiais deixados por populações pré-coloniais do Pantanal de Cáceres e na documentação histórica do século XVI, as pesquisas desenvolvidas durante mais de duas décadas puderam recuperar alguns aspectos culturais dos Xarayés.

As peças arqueológicas evidenciam a qualidade da cultura material dos Xarayés, e dão um vislumbre de aspectos não materiais de sua cultura, e mostram seu universo social e ritual.

Na mostra será possível conferir objetos e utensílios voltados para a subsistência, como pontas de flecha, lâminas de machado e outros instrumentos de pedra como bigornas e trituradores, assim como vasilhas cerâmicas utilizadas para preparar, armazenar e cozinhar alimentos.

Outros artefatos expostos serão de funções sociais e rituais, que são representados pelas urnas funerárias e vasilhas cerâmicas de oferendas. Além de adornos de uso corporal, presentes na forma de colares de contas e pingentes, e de labretes ou tembetás, elaborados sobre matérias-primas diversas, tais como rochas microcristalinas, conchas de moluscos fluviais, dentes de animais e sementes.

A gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, ressalta que a exposição será uma oportunidade dos clientes de conferirem um pouco da história mato-grossense. ?O Pantanal Shopping convida a todos, que passam diariamente pelo mall, a conhecer e entender melhor a história de um povo que nos deixou um legado?, afirma.

Direto de Cuiabá, ÍconePress

 
 Imprimir