Imprimir

Imprimir Notícia

18/10/2018 às 20:30

Carnes apresentam recuo de 5% na receita cambial

Bruno Bortolozo

De acordo com dados colhidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto a SECEX/MDIC, desde o início do ano houve queda de 4% nas exportações brasileiras de carnes. Isso significa que foram embarcadas em torno de 200 mil toneladas a menos que entre janeiro e setembro do ano passado.

O recuo poderia ter sido ainda maior, porém as vendas de carne bovina apresentaram aumento superior a 12%, chegando próximo de 1,2 milhão de toneladas. Este cenário fez com que as quedas de 7,35% de frango, 11,42% de suíno e 30,87% de peru, fossem neutralizadas. Também houve queda do preço médio entre janeiro e setembro de 2018. Exceto com relação aos industrializados de frango, contudo esta exceção não foi suficiente para influenciar os resultados globais, já que o volume exportado é baixo.

Os valores da carne bovinas in natura e seus produtos industrializados também estiveram recuados, entretanto, a receita cambial total do produto evoluiu positivamente, a 0,69%. O motivo é que algum item teve valorização, mas no levantamento não houve explicação de qual. Com isso a receita cambial apresentou, neste ano, recuo de aproximadamente 5% em relação aos mesmos nove meses de 2017.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

 
 Imprimir