Imprimir

Imprimir Notícia

23/10/2018 às 11:44

Dia do Aviador: a paixão por voar

Maisa Martinelli

O Dia do Aviador é comemorado em 23 de outubro. A data homenageia os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais ou privados, se arriscando nos céus e levando os passageiros ao seu destino.

A origem da data teve início em 1906, quando o brasileiro Alberto Santos Dumont tornou-se a primeira pessoa a voar. Dumont criou o 14-Bis ? o avião mais pesado que o ar- e fez um voo no Campo Bagatelle, na França, voando a uma altura de 2 metros, percorrendo 60 metros em 7 segundos, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França. Assim, naquele singelo minuto de glória, Santos Dumont concretizou um sonho que acompanhava a humanidade há séculos. O fato marcou uma grande evolução, transformando o avião em um dos principais meios de transporte.

Em 1936, a Lei nº 218 decretou o dia 23 de outubro como o Dia do Aviador no Brasil, como uma homenagem ao primeiro voo da história. Já o Decreto de Lei nº 11.262 determinou que o ano de 2006 seria o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação, como uma celebração ao primeiro voo de Dumont. No dia 23 de outubro também comemora-se o Dia da Força Aérea Brasileira.

Desde a criação de Dumont até hoje, a aviação progrediu com a melhoria de motores, modelos mais aerodinâmicos e formas de uso, facilitando o deslocamento das pessoas. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2016 o número de aeronaves registradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) era de 21.905. Em outubro deste ano, a Anac certificou a aeronave KC-390 da Embraer, que é o maior avião produzido na América Latina.

O Leiagora parabeniza a todos os aviadores que carregam em seu coração a paixão pelo voo, afinal, já dizia Santos Dumont, ?as coisas são mais belas quando vistas de cima, o homem há de voar?.

 
 Imprimir