Imprimir

Imprimir Notícia

27/02/2019 às 08:37

Condenado em caso de pedofilia, cardeal George Pell é detido na Austrália

Redação Leiagora

O cardeal George Pell, 77, tesoureiro do Vaticano e ex-conselheiro do papa Francisco, foi detido na Austrália nesta quarta-feira (27). Ele vai esperar na prisão por sua sentença, que será divulgada no dia 13 de março.

Na última segunda-feira (25), ele foi condenado em cinco acusações de crimes de pedofilia cometidos há 22 anos. O veredicto foi divulgado após o levantamento do segredo de Justiça do processo.

Pell, que se declarou inocente, foi licenciado de seu posto no Vaticano, o terceiro mais alto na hierarquia da Igreja Católica, para enfrentar o processo judicial.

Ele foi considerado culpado por unanimidade pelo júri da corte de Victoria, em Melbourne, em 11 de dezembro do ano passado, após um julgamento que durou quatro semanas.

Os crimes foram cometidos entre dezembro de 1996 e os primeiros meses de 1997 contra dois coroinhas de 12 e 13 anos de idade na sacristia da catedral de São Patrício, em Melbourne, onde Pell era arcebispo.

Um dos garotos, hoje com 35 anos, testemunhou sobre os detalhes do assédio por videoconferência -sua identidade não foi revelada. Ele atualmente vive em Melbourne.

A segunda vítima morreu em decorrência de uma overdose de heroína em 2014. Desde o início do julgamento, há nove meses, a saúde de Pell se deteriorou. O juiz Peter Kid, responsável pelo caso, autorizou que o cardeal viajasse até Sydney para uma cirurgia no joelho em dezembro.

Cada uma das acusações acarreta uma pena máxima de dez anos de prisão. A pena de Pell será definida em audiência marcada para o início de março.

Seus advogados afirmam que recorreram da decisão e esperam que ele seja inocentado na segunda instância.

Ao encerramento de encontro histórico sobre abusos sexuais na igreja neste fim de semana, no Vaticano, o papa Francisco se comprometeu a empreender uma "batalha total" contra o crime.

Em dezembro, após o processo ter vindo a público, Pell foi removido do círculo de conselheiros do papa, que havia elogiado o cardeal por sua honestidade e conduta contra abusos sexuais de crianças.

O papa e o Vaticano ainda não se manifestaram sobre o caso.

Direto de São Paulo, Folhapress

 
 Imprimir