Imprimir

Imprimir Notícia

20/03/2019 às 11:26 | Atualizada: 20/03/2019 às 11:34

É OURO!

Bárbara Fontes

Paschoal Moreira Cabral chegou ao local seguindo as instruções do bandeirante Antonio Pires de Campos e o encontrou totalmente destruído. Os Coxiponés não estavam mais lá e a monção navega rio Coxipó acima em busca de um local para pouso e para surpresa de todos, encontraram ouro em granetes cravados pelos barrancos. Após deixarem as bagagens nesse local, os bandeirantes seguem rio acima, num lugar que, posteriormente se chamaria “Forquilha”, e encontraram muitos indígenas que não resistiram e foram presos. Na volta, os bandeirantes pousaram no antigo aldeamento de São Gonçalo Velho e a batizaram de Aldeia Velha.

Aldeia Velha foi o primeiro arraial da região e era o local de descanso dos bandeirantes, após longas investidas selva adentro. Também faziam festas para comemorar o ouro descoberto e o fim da pobreza de todos. Caçar índios já não fazia mais sentido, encontrar ouro era uma tarefa mais fácil e segura. Havia muito ouro, porém, o que os bandeirantes ainda não sabiam é que era de aluvião e acabava rápido.

Era tanto ouro que bastava usar as mãos para cavar e as monções seguiam para outros locais auríferos e para demarcar espaço, construíram ranchos com casas e lavouras, sempre às margens dos rios Coxipó e Cuiabá. Muitos indígenas, cooptados pelos brancos, trabalhavam nas minas ou nos ranchos como serviçais e, os mais bravios, que não se renderam, se demandaram para os rincões do interior.
 
 Imprimir