Imprimir

Imprimir Notícia

20/03/2019 às 14:58

'Previdência do país é uma bomba prestes a explodir', avalia governador

Fernanda Leite

O governador Mauro Mendes (DEM)  considerou de extrema importância a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as regras do regime geral da Previdência, para a população civil. Para o chefe do Executivo, a Previdência do país é uma ‘bomba’ e está prestes a ‘explodir’.

“Eu como cidadão sou a favor da reforma da Previdência. Mas isso é uma discussão do âmbito do Congresso Nacional. São quase R$ 300 bilhões de déficit na Previdência. E nos próximos anos, a metade dos servidores públicos de todo país irão se aposentar. O rombo é gigantesco, não existe mágica. É uma bomba que vai explodir esse país irá mergulhar na maior crise econômica de sua história”, avaliou o governador. 

Apesar de ser favorável a reforma, Mendes deixa claro que o projeto precisa ser debatido com a população e a informação sobre as mudanças devem ser amplamente divulgadas. 

“É um novo colapso à vista. Mas espero que o Congresso tenha maturidade para analisar esse texto e debater com a população. Vivemos em uma democracia. Mas teremos que fazer, caso contrário, pagaremos caro em um curto prazo de tempo”, concluiu. 

A PEC da reforma da Previdência está sendo analisada pela  Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados  Federais. 

Após passar pela CCJ, o texto será analisado em uma comissão especial para debatê-la. O colegiado tem 40 sessões para discutir o mérito. 

Por ser uma PEC, deve ser aprovado em dois turnos por 308 deputados antes de seguir para o Senado.
 
 Imprimir