Imprimir

Imprimir Notícia

22/03/2019 às 10:59

ARRAIAL DO CUYABÁ

Bárbara Fontes

A descoberta aurífera trouxe duas consequências imediatas: a chegada de grande contingente às terras recém-povoadas e a necessidade da Sua Real Majestade e seus governos tomarem posse do local oficialmente porque todos ali sabiam que o território era pertencente à Coroa Espanhola, porém, como até então não havia sido revindicada. E depois de um acordo entre os descobridores do ouro, foi delegado que o bandeirante Gabriel Antunes iria para São Paulo dar notícia das lavras auríferas e levar amostras dos descobertos para as autoridades e trazer ordens necessárias (aprovadas pela Sua Majestade, que vivia em Portugal) para o andamento da região que já possuíam muitos ranchos e centenas de pessoas.

Enquanto isso, os que ficaram providenciaram uma certidão para legitimação da terra ocupada: a Ata de Fundação do “arraial do Cuyabá”. Lavrada em 19 de abril de 1719, por Manoel dos Santos Coimbra, escrivão do arraial, e assinada pelo capitão-mor Paschoal Moreira Cabral e mais 21 homens, os primeiros povoadores da futura Cuiabá. Cabral, enquanto aguardava a volta de Gabriel Nunes com as ordens de comando, ocupou o cargo de regente-mor do arraial. Sua função era guardar todos os ribeiros de ouro, sovacar, examinar, fazer composições com os mineiros e botar bandeiras, tanto aurinas como aos inimigos bárbaros (Annais do Sennado da Camara do Cuyaba. Arquivo Público de Mato Grosso, p.47).
 
FORQUILHA OU SÃO GONÇALO VELHO: ONDE O ARRAIAL DE CUIABÁ FOI FUNDADO?
 
Segundo o escritor Paulo Pitaluga em seu livro Erros e Mitos na História de Mato Grosso, antes de sua fundação, Cuiabá teve três arraiais pioneiros: São Gonçalo, Forquilha e Lavras do Sutil que formaram o complexo histórico-urbano da Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá. Seguindo registros do primeiro cronista de Cuiabá, José Barbosa de Sá, a Ata de Fundação de Cuiabá, de 8 de abril de 1719 foi lavrada no local denominado São Gonçalo Velho, às margens do Coxipó.  É um engano histórico apontar o arraial da Forquilha como local de fundação.
 
 
 Imprimir