Imprimir

Imprimir Notícia

23/03/2019 às 16:00

Vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade, Uyara Torrente fala sobre a Hanseníase

Redação

Em 2009, a Banda Mais Bonita da Cidade foi formada para reinterpretar composições de amigos. No entanto, em 2011, eles viralizaram com o vídeo para a música “Oração”. Com isso, gravaram o disco com o nome do grupo. Depois foram mais dois álbuns, em 2013 e em 2017, além de um DVD lançado em 2016.

Com 500 mil seguidores nas redes sociais e mais de 40 milhões de visualizações no Youtube, o grupo ainda faz shows Brasil afora. Hoje, a vocalista Uyara Torrente traz uma mensagem importante para você.

“Oi, pessoal, aqui quem fala é a Uyara Torrente. Gente, o Brasil está na segunda posição em número de casos de Hanseníase. Por causa disso, a doença é um caso sério de saúde pública no nosso país. Se você notar alguma mancha esbranquiçada, amarronzada ou avermelhada em qualquer parte do seu corpo com perda ou diminuição de sensibilidade, procure um posto de saúde. A hanseníase tem cura e quanto mais cedo a pessoa fizer o tratamento, menor chance de ter sequelas. E uma vez que se começa o tratamento, não há mais risco de contágio. Fique atento, procure ajuda e não tenha preconceito contra quem pegou esta doença.”

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em Unidades Básicas de Saúde e de referência em todo o país. É importante lembrar que, logo no primeiro mês de tratamento, a pessoa já não transmite o bacilo.

Por isso, é preciso que o paciente siga todo o tratamento, sempre de acordo com a orientação médica. Ao surgimento de qualquer mancha que tenha a perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, ao calor ou frio, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Quanto mais cedo o diagnóstico, menores as chances de sequelas.

A Hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente no SUS. Por isso, não esqueça: identificou, tratou, curou.

Para mais informações acesse saúde.gov.br/hanseníase
Direto da Agência do Rádio Mais
 
 Imprimir