Imprimir

Imprimir Notícia

24/03/2019 às 15:20 | Atualizada: 23/04/2019 às 11:31

Cuiabano publica livro infanto-juvenil em comemoração ao aniversário de Cuiabá

Josiane Dalmagro

O livro “Salvando Dino”, de Nilton Pinto, será sua primeira obra, e como tema escolhido a obra traz questões de relevância para o mundo infantil, como a responsabilidade com o presente e o futuro, estimula o amor de todos pela natureza, destaca a importância do Rio Cuiabá na vida da cidade. 

Com lançamento marcado para o dia 02 de abril, às 19 horas, no Salão dos Tachos do Teatro Universitário, a obra, que tem selo da EdUFMT,  fala ainda sobre a luta existente entre o bem e o mal, esperanças,  e mostra a beleza do encontro de todos com o Pantanal Mato-Grossense, saudando a fauna.
 
 A história de ficção “Salvando Dino” desencadeia uma narrativa preocupada com a fauna e a poluição das nascentes do Rio Cuiabá e do Pantanal Mato-Grossense. A ação é conduzida por diversos personagens da fauna pantaneira e sua narrativa começa no Pantanal, se desenvolve no rio Cuiabá e retorna ao Pantanal, encerrando a trama com recados da educação ambiental para crianças e, principalmente, adultos.
 
A questão levantada pela história é “a preocupação das pessoas com a poluição do meio ambiente e a antecipação de atitudes das crianças e adultos com a finalidade de salvaguardar a natureza”, destaca Nilton Pinto. 

Por meio de uma narrativa despretensiosa, de cunho regionalista, o autor tenta criar  uma leitura participativa com o convite ao leitor para buscar as formas e meios de proteger a fauna do Pantanal de Mato Grosso. Cabe destacar que o livro também conta com ilustrações inéditas do artista plástico Benedito Nunes, trazendo ainda mais a regionalidade para a obra. 
 
 Imprimir