Imprimir

Imprimir Notícia

05/04/2019 às 18:00 | Atualizada: 05/04/2019 às 18:33

Wander Lima mostra o maravilhoso mundo da fotografia e suas facetas; ENTREVISTA

Maisa Martinelli/ Iury Lupaudi

Nosso apresentador Iury Lupaudi recebeu, nos estúdios do LTV, o fotógrafo Wander Lima para abrilhantar o quadro cultural de sexta-feira. Com mais de 20 anos de experiência, Lima é um profissional completo: já fez cursos de fotojornalismo, foto social e culinária, além de ser especialista em publicidade.

Questionado sobre se considera a fotografia uma arte ou algo comercial, ele é enfático ao dizer que costuma conciliar as duas facetas. “Tenho meu lado autoral, mas a fotografia pra mim é, também, comercial. Eu vivo dela, então são as duas, com muito cuidado e responsabilidade”, afirma Wander, destacando que a autoral tem a ver com o estado de espírito da pessoa. Já a comercial, explica ele, possui um roteiro a ser seguido.

Experiente, Wander conta que já passou por várias aventuras em seu trabalho.  “Já fizemos trabalho no Mato Grosso em que o avião deu problema, tivemos que pousar em pista pequena de terra para consertar, com a porta aberta do avião”, diz ele, aos risos.

Embora a tecnologia tenha facilitado o acesso à fotografia para a maioria das pessoas, Lima considera que é importante ter o conhecimento da técnica. “Tem um lado positivo, mas tem o lado irresponsável também. Hoje em dia, com as redes sociais, tudo é muito rápido, então tem que ser responsável com isso. Por mais que tenha tecnologia, câmeras novas, banalizou um pouco a fotografia. Se não tiver o olhar, e não conhecer a técnica, não adianta”, argumenta.


Convidado pelo grupo Plaenge/Vanguard para participar de uma exposição, juntamente com mais 3 profissionais, Lima considera que esse evento é um importante passo para desbravar a capital mato-grossense, já que possui “uma pegada regional, valorizando a cultura e a nossa cidade”.    

A mostra, que conta com exposição de 44 fotografias, acontece até o próximo dia 10, na Central de apartamentos decorados da Vanguard/Plaenge.

Assista o vídeo completo e saiba mais sobre o mundo da fotografia.
 
 
 Imprimir