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09/04/2019 às 18:00 | Atualizada: 10/04/2019 às 18:54

Especialista fala sobre a importância do feedback nas empresas - vídeo

Maisa Martinelli/ Iury Lupaudi

A coach e consultora organizacional, Elisabete Queiroz, está de volta em mais uma rodada de entrevistas no LTV.  Dessa vez, a especialista irá abordar um assunto extremamente importante no mundo dos negócios: o feedback.

Embora seja uma palavra muita usada ultimamente, muitos ainda desconhecem o seu real significado. Para descomplicar, a dra. Elisabete explica qual é o objetivo do feedback: “promover o aprendizado da equipe, das pessoas, enfim, dos funcionários”, diz.

Essa prática é essencial para o desenvolvimento da empresa, porém muitos gestores têm se perdido em feedbacks malconduzidos e/ou de forma ineficaz. Por isso, Elisabete salienta que é necessário ter muita cautela ao fazer um feedback, já que ele pode ter o resultado inverso e acabar prejudicando o profissional, fazendo até que a pessoa fique inibida diante da situação. “O cérebro pode, inclusive, bloquear a questão do aprendizado, por conta do momento emocional da pessoa quando ela recebe um feedback crítico, por exemplo”, argumenta Queiroz.

A especialista conta que, entre as tantas pesquisas acerca do assunto, uma das mais recentes é a técnica do feedback ‘sanduíche’. “É aquele que, primeiro, você conversa com a pessoa numa situação mais amena, até fazendo um elogio, mas você, imediatamente, vai para a parte dura – que chamamos de crítica – depois, ao final, quando está encerrando, dá de novo uma amenizada”, destaca.

Por isso, para evitar que o funcionário fique frustrado e a empresa insatisfeita, Elisabete pontua que é importante que o gestor desenvolva a equipe e sua habilidade. “Tem que entrar na cultura da própria organização, no jeito, na rotina, na maneira de fazer aquela organização”, diz.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a entrevista completa.
 
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