Imprimir

Imprimir Notícia

10/04/2019 às 08:39 | Atualizada: 10/04/2019 às 08:53

Produção de leite diminui em Mato Grosso, mas preço pago ao produtor melhora

Bruno Bortolozo

Em 2018 a produção de leite em Mato Grosso diminuiu 1,12%, no comparativo com o ano anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Por outro lado o valor pago ao produtor tem sido melhor neste ano. O motivo é a alta das cotações dos principais grãos usados na dieta dos animais, como o milho e o farelo de soja. Contudo, tem prejudicado a relação de troca do produtor e, por consequência, o desempenho do animal.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o preço do milho em valores reais, só para se ter ideia, aumentou 14,92% no comparativo com 2017.

“No entanto, para 2019 as perspectivas são favoráveis: se as condições climáticas contribuírem, a oferta de grãos em Mato Grosso tende a ser satisfatória, o que pode pressionar os preços no mercado doméstico. Nesse sentido, vale a pena o produtor ficar atento ao melhor momento de compra destes insumos -que geralmente são mais atrativos no 2º semestre ou então utilizar formas alternativas de nutrição a fim de mitigar seus custos”, informou o Imea.
 
 Imprimir