Imprimir

Imprimir Notícia

10/04/2019 às 08:50 | Atualizada: 10/04/2019 às 14:50

Mais de 16 mil pessoas devem se imunizar contra a Influenza em Sorriso

Bruno Bortolozo

Começou nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O período de imunização termina no dia 31 de maio. Em Sorriso, Norte de Mato Grosso, as doses já estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).

O Ministério da Saúde orienta que nesta primeira fase devem ser vacinadas as crianças a partir de 6 meses de vida, até 5 anos 11 meses e 29 dias, além das grávidas em qualquer período gestacional. 

O dia de Mobilização Nacional, conhecido como dia “D” contra a influenza, está marcado para 4 de maio. Nesta data todas as unidades de saúde estarão abertas para disponibilizar a dose.

A partir de 22 de abril todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose. Fazem parte dos grupos que devem se imunizar, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, além dos funcionários do sistema prisional.

Quem é portador de alguma doença crônica não transmissível, como diabetes, hipertensão e câncer, e ainda pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Em Sorriso 16.583 mil pessoas devem receber a imunização. A meta é atingir 90% dos grupos elegíveis para vacinação. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A definição é feita pelo Ministério da Saúde, respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. 
 
 
 Imprimir