Imprimir

Imprimir Notícia

13/04/2019 às 11:21 | Atualizada: 15/04/2019 às 12:01

Ribeirinhos estão inundados e temem rompimento de barragem; veja vídeo

Fernanda Leite

O excesso de chuvas dos últimos dias provocou a elevação do nível de água no reservatório da Pequena central hidrelétrica José Fernandes, instalada no rio São Lourenço, no município de Juscimeira (163 km distante de Cuiabá) e atingiu diversas casas de ribeirinhos que residem nas proximidades da PCH, que ficaram alagadas. 

Os ribeirinhos da comunidade Nossa Senhora de Fátima temem o rompimento da barragem devido à força das águas. A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso foi acionada pelo prefeito do município, Moises  Santos (PSB). Eles  estão realizando uma vistoria no local neste sábado (13). 

"Há dois anos não ocorre algo similar a esta situação. Vamos in loco na PCH e na comunidade ribeirinha para averiguar o motivo e ficar em alerta", disse o prefeito,  ressaltando que a ação é uma precaução, já que a barragem se encontra em nível elevado de risco.

O deputado federal Valtenir Pereira (MDB) que foi avisado sobre a situação e avalia que a PCH pode ter cometido erros ao manter a comporta no tratamento natural. Devido a isso,  represou a água.  "A PCH  deveria ter soltado a água aos poucos. Existem mecanismos para saber se irá chover muito nos próximos dias, então, a empresa pode prevenir qualquer situação futura. E agora, quem está com o prejuízo são os pequenos produtores e ribeirinhos que vivem na beira do rio São Lourenço. A PCH precisa ter mais responsabilidade de equilibrar a abertura das comportas", avaliou o parlamentar. 

Na semana que vem, Valtenir disse que irá procurar a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e saber sobre o processo de fiscalizações das PCHs em Mato Grosso. 

"Estão ocorrendo fiscalizações? Que medidas são tomadas nesse período chuvoso para evitar que outras pessoas sofram com possíveis catástrofes que podem ser evitadas se houver uma rígida fiscalização", concluiu. 
 
 Imprimir