Imprimir

Imprimir Notícia

15/04/2019 às 14:59 | Atualizada: 16/04/2019 às 09:30

Eleição para o Senado pode ocorrer junto com as municipais

Luana Valentim

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, Nilson Bezerra, declarou que, ao longo desses dois anos, cinco eleições para prefeito e vice-prefeito foram feitas em cinco municípios mato-grossenses, considerando então algo corriqueiro e ordinário. Ele reconhece, porém, que essa é uma eleição muito mais difícil por envolver todo o Estado.

A declaração foi feita, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (15), na Corte Eleitoral.

“A ideia é que a eleição custe algo em torno de metade do que custaria uma eleição municipal, ou seja, estamos nesse momento agora levantando a proposta de eleição para 2020 e a eleição deve custar algo em torno desse valor, talvez algo próximo de R$ 10 milhões”, afirmou.

Questionado se há possibilidade de a eleição para o Senado ser junto com as municipais, o diretor explicou que isso só pode ocorrer se a decisão do Tribunal Superior Eleitoral for próxima ao pleito de 2020, mas se acontecer ainda em 2019, será necessário fazer uma específica para senador.

Referente ao montante envolvido na eleição, Bezerra disse que em 2011, o TRE ajuizou uma ação que responsabilizava aqueles que causaram a realização das novas eleições, ou seja, a pessoa que fraldou a eleição anterior, no caso, cobrar o valor a ser gasto da senadora cassada Selma Arruda (PSL).

“Entretanto, em 2015 a lei foi alterada e atualmente não temos permissivo legal para cobrar essas eleições, ou seja, ela será custeada integralmente com recurso público sem possibilidade nenhuma de ressarcimento por parte de quem deu causa a realização de um novo pleito”, frisou.
 
 Imprimir