Imprimir

Imprimir Notícia

17/04/2019 às 10:09

Destaque no hipismo, True Ability Equus traz dicas de treinamento - vídeo

Maisa Martinelli

Sempre pensando em trazer conteúdos diversificados e interessantes, essa edição do Talento Leiagora traz, novamente, o cavaleiro de salto e treinador Rafael Collares. Dessa vez, ele apresenta uma série de exercícios da equipe True Ability Equus.

O gaúcho, que atualmente mora na Bélgica, começa o treinamento com uma repetição de cavaletes, com uma distância de três metros de cada um deles, que é uma ótima opção de aquecimento do cavalo.

Após finalizar essa sequência, Collares parte para a segunda etapa, um vertical com marcação de três metros, antes e depois do salto, que deve ter três repetições para cada lado. Essa atividade é de suma importância para estimular a habilidade do animal, contribuindo também para a relação dele com o humano. “Esse segundo exercício tem como objetivo corrigir a trajetória do seu cavalo e também permitir a conexão entre cavaleiro e cavalo durante todo o movimento”, explica.

A próxima parte do treino é realizada com um vertical com vara de três metros após o salto e, em seguida, deve-se respeitar um pequeno intervalo. “É muito importante buscar a cadência do galope do cavalo com o objetivo de entrar no exercício seguinte no melhor equilíbrio e distância possível”, diz Rafael.

As etapas que vêm em seguida se dividem em entrada oxer 20 metros; duplo oxer vertical com 9,5 metros, iniciando com lances curtos em linhas de 20 metros. “Muito importante que o cavaleiro mantenha a conexão e o equilíbrio de seu corpo”, ensina.

A última repetição é realizada com vara de três metros no chão (vertical), e cinco lances de galope até o composto. O treinador explica que isso desacelera o cavalo, fazendo com que sua impulsão fique mais concentrada. Para finalizar, mais um vertical com vara de três metros após o salto.

Além de Rafael, a True Ability Equus é composta por Leonardo Acosta Camargos, Ariane Ermel, Luciano Silva e Eder Soares (saiba mais - Do Brasil para a Bélgica: jovens talentos fazem sucesso no hipismo europeu).

Se você é um praticante ou apreciador do hipismo, fique ligado! O Leiagora irá te manter informado sobre os treinos, competições e demais novidades de Rafael e sua equipe.

Assista o vídeo e acompanhe o treino em detalhes.

 
 
 Imprimir