Imprimir

Imprimir Notícia

17/04/2019 às 14:51

CRMV-MT emite documento para garantir vacina contra gripe a médicos veterinários

Maisa Martinelli

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) disponibilizou novamente um ofício expedido pela Secretaria Estadual de Saúde, que reconhece a profissão do Médico Veterinário como um ramo da área da saúde. O intuito é inserir esses profissionais no grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

O documento baseia-se no fato de que médicos veterinários estão suscetíveis ao vírus, já que atuam em diversas frentes e atividades, que vão desde gestão até vigilância sanitária e epidemiológica. A Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº287/1998 (CNS/MS) estabelece quais profissões estão inseridas na área, incluindo os médicos dos animais.

O público da vacinação estende-se, também, às crianças de 6 meses a menos de 6 anos, idosos (60 anos ou mais), mulheres puérperas (até 45 dias após o parto), gestantes, população indígena,  pessoas privadas de liberdade/ adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, professores de instituição pública e privada, pessoas com doença crônica e funcionários do sistema prisional.

Para o grupo no qual estão inseridos os profissionais de saúde, a vacina terá início no próximo dia 22 de abril. O CRMV-MT aconselha os médicos veterinários a apresentarem o ofício nas unidades de vacinação, caso encontrem alguma dificuldade para receber a dose.

 
Com informações da assessoria.
 
 Imprimir