Imprimir

Imprimir Notícia

22/04/2019 às 08:58

Mais de 200 pessoas desapareceram em Mato Grosso no primeiro trimestre

Leiagora

O Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou 220 casos de pessoas desaparecidas no primeiro trimestre de 2019. Deste total, 92% foram localizados, representando 202 registros.

Apenas 18 pessoas não foram achadas, 196 foram encontradas com vida e 06 foram localizadas mortas (Ajarene da Silva Nardes, Marcelino Ramos de Arruda, Nelson Wolfred Shug Neto, Marcos Vinícius Vargas, Lourenço Marques de Araújo e Jonas de Almeida Silva). Destes casos, dois são tratados com homicídios, um foi acidente com veículo, e os demais encontro de cadáver que aguardam os laudos periciais para o esclarecimento.

Ainda de acordo com os dados estatísticos da Polícia Civil, 65% dos desaparecidos são pessoas adultas de ambos os sexos, na faixa de 18 anos a 64, sendo 114 homens e 34 mulheres. Quanto aos adolescentes, o percentual de registro é de 31%, a maioria na faixa entre 12 a 17 anos (39 mulheres e 19 homens).

Boa parte dos casos foram registrados em Cuiabá e Várzea Grande, mas também houveram registros referentes a pessoas que sumiram no interior e em outros Estados, as quais tiveram providências tomadas pelo Núcleo.

Motivação

São diversos os fatores que levam adolescentes, jovens e adultos a sumirem de casa. O afastamento do convívio familiar corresponde 59%. 

Razões não explicadas ou enigmáticas também foram classificadas, sendo elas 35% dos registros, entre outras motivações diversas, apontadas como evasão de custódia legal, subtração por familiares, cooptação para práticas criminosas, etc.

Quando localizados, na Delegacia foram relatadas peculiaridades ou dados da pessoa encontrada. 37% das vítimas eram usuárias de droga.  
Direto da Assessoria PJCMT
 
 Imprimir