Imprimir

Imprimir Notícia

22/04/2019 às 15:06

Petróleo: Futuros operam em alta após notícia de decisão dos EUA sobre Irã

Leiagora

Os preços dos contratos futuros de petróleo operam com forte alta, com os preços apoiados na informação de que os Estados Unidos podem acabar com as isenções sobre a importação de petróleo iraniano.

A imprensa internacional noticiou no domingo que o Departamento de Estados norte-americano pode encerrar as isenções sobre a importação do petróleo iraniano para os oito principais compradores da commodity.

Os maiores compradores de petróleo iraniano e que podem ser os potenciais afetados pela decisão são China e India, seguidos de Japão, Coreia do Sul, Itália, Grécia, Turquia e Taiwan. O prazo para a renovação das isenções, segundo fontes, acabaria no dia 2 de maio.

As fontes disseram ainda que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai anunciar a decisão nesta segunda-feira.

Segundo o colunista Josh Rogin, do jornal "The Washington Post", a decisão não vai afetar a oferta global, uma vez que os Estados Unidos já realizaram um acordo com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos.

Mesmo assim, os preços tiveram elevação nesta manhã. Por volta de 08h56 (de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex e com entrega para junho subia 2,20%, cotado a US$ 65,49 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE com entrega para junho avançava 2,40%, a US$ 73,70 o barril.

Com informações da Agência CMA.
Direto de Porto Alegre, Agência Safras
 
 Imprimir