Imprimir

Imprimir Notícia

23/04/2019 às 09:18 | Atualizada: 23/04/2019 às 11:27

História do curso de comunicação da UFMT é contada por ex-aluna de jornalismo

Leiagora

No ano em que o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa 26 anos de funcionamento,  o livro-reportagem “Somos todos COS! – História do Movimento Estudantil de Comunicação Social da UFMT” é  lançado pela jornalista cuiabana Celly Silva, trazendo uma homenagem aos ex-alunos que deixaram sua marca na construção de uma educação de qualidade,  por meio de suas atuações no Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) e na Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos), além de lembrar professores e jornalistas do mercado local, que,  ainda nos anos 80, fomentaram a criação da faculdade em Mato Grosso.

Fruto de um projeto experimental, o livro-reportagem é  dividido em duas partes: a primeira, contando a cronologia do curso, perpassando as gestões do centro acadêmico desde sua fundação,  em 1991, por comunicadores hoje consagrados, como Aline Cubas, Ademar Adams, Luzimar Collares e Justin Fiori, até meados dos anos 2000, época que encerrou um ciclo de luta em prol da construção  do prédio próprio da faculdade. A segunda parte da obra traz uma série de perfis  escritos a partir de entrevistas com os ex-militantes: Ademar Adams, Jonas da Silva, Lairce Campos, Yuri Kopcak, Janaina Pedrotti , Carol Araújo,  Evandro Birello  e Carlos Augusto dos Santos.  

De acordo com a autora, que foi militante estudantil, o livro busca reconhecer o trabalho dessas figuras em favor do ensino público e causar a reflexão, nos atuais estudantes e leitores em geral, sobre a importância de valores como a coletividade,  a solidariedade, a responsabilidade social. “É comum , na universidade pública, ouvir reclamações dos alunos sobre a falta de professores, de equipamentos,  de verba para projetos... Por outro lado, é difícil encontrar pessoas dispostas a fazer algo para mudar essa situação. E quando isso acontece, é raro o reconhecimento. O livro é  uma forma de resgatar a memória e agradecer a essas pessoas que deixaram seu legado, que, de pouco em pouco, foram fazendo do curso de Comunicação Social da UFMT  uma referência”, afirma Celly Silva.

Disponível na versão e-book e também  impresso, “Somos todos COS!” será  lançado no dia 17 de maio, às 18 horas, no Centro Cultural  da  UFMT, juntamente com outras publicações  da Editora Universitária. A entrada é  gratuita.

Serviço
O quê: Lançamento do livro-reportagem “Somos todos COS!  - História do Movimento Estudantil de Comunicação Social da UFMT”
Quem: autoria da jornalista Celly Silva
Quando: 17 de maio, às 18 horas
Onde: Centro Cultural da UFMT 
Informações: 65 8153-9213
 
Da assessoria
 
 Imprimir