Imprimir

Imprimir Notícia

23/04/2019 às 11:44

Beterraba é importante para uma dieta saudável

Leiagora

Quer perder peso e manter a saúde? Então, é ideal incluir em sua dieta a beterraba. Com poucas calorias, ela é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Além de ajudar na balança, oferece também benefícios para a saúde, como prevenir câncer e melhorar a função cerebral.

Planta da família das quenopodiáceas, a beterraba é rica em vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, possui boa quantidade de potássio, fósforo, zinco, ferro e, até mesmo, manganês.

É possível conservar a beterraba em condições naturais por até uma semana, caso seja mantida em local fresco. As folhas também têm valor. Elas são usadas na indústria farmacêutica por causa das qualidades terapêuticas.

Saúde

A beterraba ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata, pulmão e estômago. Ao aumentar o fluxo sanguíneo, ela beneficia o cérebro. Outra vantagem: o nitrato encontrado na beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial, ela evita a formação do mau colesterol.

Consumo

A planta pode ser consumida de diversas formas. A orientação, porém, é comer crua e ralada. Se for cozinhar o alimento, faça isso com a casca. Quer deixar a coloração intacta? Então use duas colheres de vinagre na panela.

Direto da Redação, Fábio Lopes/Estadão Conteúdo
 
 Imprimir