Imprimir

Imprimir Notícia

01/05/2019 às 16:25 | Atualizada: 01/05/2019 às 16:32

Famílias em Sinop podem perder benefício do Governo Federal por falta de saque

Leiagora

Duzentas e sessenta famílias em Sinop correm o risco de perderem o benefício do Bolsa Família porque não estão realizando o saque do dinheiro disponibilizado mensalmente pelo programa social, do Governo Federal. O grupo pode ter o benefício cancelado caso não regularize a situação.

Conforme explica a coordenadora do Bolsa Família no município, Neuza Bertelli, o cancelamento do programa pode ocorrer mediante quatro circunstâncias: pela ausência de movimentação e/ou saque do benefício, desatualização cadastral, prestação de informações incorretas e renda acima da declarada. Em se tratando da não retirada dos valores, explica a gestora, o Governo Federal determina que o dinheiro deve ser sacado em, no máximo, 90 dias. Caso não ocorra a operação, ele retorna para a União.

"Isto porque o Governo entende que aquela família já não mais está precisando do benefício e ocorre o cancelamento automático. É importante e também necessário que as famílias retirem o dinheiro, pois ele não pode ficar acumulando", frisou Neuza Bertelli.

Na relação de 260 famílias que foram incorporadas ao programa, mas não estão sacando o benefício, constam perfis diversos, entre os quais, de pessoas em situação de rua, o que dificulta a localização destas pelo poder público municipal.

Em caso de dúvidas e/ou informações, as famílias podem procurar a Caixa Econômica Federal ou entrarem em contato com a gestão do Bolsa Família pelo telefone (66) 3531-2791. Outra orientação aos beneficiários é que procurem o Centro de Assistência Social (CRAS) da territorialidade para confirmarem se as informações cadastrais estão todas completas e em dia.

O programa federal efetua o pagamento do benefício às famílias mediante duas exigências e que tomam como base as áreas da Saúde e da Educação. Na primeira delas, é necessária a manutenção da vacinação em dia, registro do peso e da altura das crianças de até 7 anos e realização do pré-natal pelas gestantes, conforme o Governo. Já na Educação, a atenção deve estar sobre a frequência em aula daquelas crianças cujas famílias estão cadastradas. De acordo com a União, a frequência mínima é de 85% das aulas para crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos.

No município, diferentes ações vêm sendo idealizadas pelo poder público municipal para assegurar o cumprimento das metas instituídas. A Secretaria de Saúde, por exemplo, vem percorrendo, desde o início do mês, escolas públicas estaduais e municipais para realizar a pesagem de crianças. “Até o momento, já foram identificadas mais de 700 famílias com a situação pendente, por conta de crianças que não foram localizadas ou o endereço delas não confere com o do cadastro”, alerta a coordenadora de Programa Estratégico, Ana Paula Fernandes.

A responsável lembra que é recomendável que as crianças levem para a escola o cartão de vacina e o Número de Identificação Social (NIS). Ana Paula pontua, ainda, que todos os beneficiários do programa têm até o dia 31 de maio para realizarem a pesagem e atualização do cartão de vacina ou terão o benefício suspenso.

BOLSA FAMÍLIA EM NÚMEROS
Em Sinop, dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação indicam que 3.116 famílias recebem o Bolsa Família. Somente em abril, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, repassou R$ 449.651,00 em recursos aos assistidos, um benefício médio de R$ 144,30.

O QUE É O CANCELAMENTO
De acordo com o Governo Federal, o cancelamento desliga a família do Programa Bolsa Família, interrompe a geração de novos benefícios e impede o saque dos benefícios que a família ainda não havia retirado. O cancelamento pode ocorrer por ação do MDS (ações de fiscalização ou exclusão do cadastro, por exemplo) ou do Gestor Municipal (nos casos de desligamento voluntário ou decisão judicial).
Com informações da Assessoria, Prefeitura de Sinop
 
 Imprimir