Imprimir

Imprimir Notícia

06/05/2019 às 14:58 | Atualizada: 06/05/2019 às 15:06

Vencida pela oposição, eleição para prefeito em Istambul é cancelada

Leiagora

O Alto Comitê Eleitoral da Turquia (YSK) ordenou nesta segunda (6) que as eleições municipais em Istambul, vencidas pela oposição, sejam repetidas, e que o prefeito vitorioso tenha seu mandato caçado. A informação é da agência de notícias estatal Anadolu. 

O Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), do presidente Recep Tayyip Erdogan, de orientação islâmica e conservadora, havia pedido uma nova votação para prefeito na maior cidade do país devido a supostas "irregularidades" que, segundo eles, alteraram os resultados do pleito de 31 de março. 

Um representante do AKP, Recep Ozel, argumentou que documentos que mostravam os resultados não foram assinados e que alguns mesários não eram funcionários públicos. O comitê eleitoral ainda não fez um pronunciamento oficial a respeito.

"As eleições em Istambul serão realizadas novamente", disse Recep Ozel, complementando que o novo pleito deve ocorrer em 23 de junho. O partido perdeu o controle da cidade após 25 anos no poder.
Saiu vencedor o candidato opositor, Ekrem Imamoglu, do Partido Popular Republicano (CHP). Ele ganhou com a estreita margem de 15 mil votos a mais e assumiu o cargo em 17 de abril, após a recontagem dos votos. 

Imamoglu disse nesta segunda (6) que esperaria por um comunicado oficial do Alto Comitê Eleitoral. "Estou ciente de que todos estão curiosos sobre uma decisão a meu respeito. Eu ouvi coisas. Mas vou aguardar a decisão, a declaração oficial do comitê", afirmou em suas redes sociais.

A decisão de anular a eleição e encomendar uma nova foi tomada em uma reunião do comitê eleitoral em Ancara para discutir um recurso apresentado pelo AKP contra os resultados. 

O partido de Erdogan também saiu derrotados das eleições na capital, Ancara.

 
Direto de São Paulo, Folhapress
 
 Imprimir