Imprimir

Imprimir Notícia

14/05/2019 às 16:00

Prefeitura de Rondonópolis doa equipamentos não letais à Polícia Militar

Leiagora

Para ajudar no combate à criminalidade e no aumento da sensação de segurança da população, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), doou, no início da tarde desta segunda-feira (13), diversos equipamentos não letais à Polícia Militar (PM, como  de pimenta e cartuchos para carregamento de armas de condutividade elétrica, chamadas de spark, que é um dispositivo elétrico que permite a incapacitação temporária do agressor, facilitando a imobilização.

Realizada no Palácio da Cidadania, a entrega dos equipamentos de segurança não letais foi feita pelo coordenador do Gasp, Valdemir Castilho, o Biliu, ao capitão Herik Henrik de Deus Pereira, que é o comandante adjunto do 5º Batalhão de PM.

Para o capitão, os equipamentos são importante e chegam em “boa hora”, pois irão ajudar os policiais no atendimento de ocorrências em que há necessidade de tomar medidas de controle de foça por meio de métodos não letais.

“Vai subsidiar mais guarnições nas ações em que se faz necessário o uso progressivo de força não letais. Com certeza, os equipamentos irão ajudar a polícia a dar um atendimento melhor para sociedade”, frisou o capitão da PM.

Entre os equipamentos não letais doados estão 579 cartuchos de dispositivos elétricos incapacitantes, um datakit com pendrive (aparelho usado para armazenamento de dados e informações das sparks - pistolas) e 114 sprays de pimenta, sendo 62 em gel e 52 em espuma.

Conforme o Biliu, os equipamentos não letais doados à PM, na tarde desta segunda-feira, com intuito de ajudar no trabalho dos policiais no combate à criminalidade, foram recebidos pelo município ao aderir ao programa “Crack, É Possível”, que foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

“Estes equipamentos foram repassados ao município para serem usados em operações conjuntas. Como não temos efetivo para usá-los, estamos doando à PM, que está em falta este material lá. Portanto, irão colaborar com a segurança pública da nossa Rondonópolis”, comentou Biliu, acrescentando que o prefeito Zé Carlos do Pátio também já autorizou a cedência do ônibus e duas motos, também doados ao município pelo programa “Crack, é possível vencer”, para auxiliar a PM em suas operações.

 
Direto de Rondonópolis, Valdeque Matos / Assessoria 
 
 Imprimir