Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/2019 às 16:30 | Atualizada: 17/05/2019 às 18:06

Mesmo com redução de área produção de café deve ser 14% maior neste ano em MT

Bruno Bortolozo

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café em Mato Grosso deve ser maior neste ano. O relatório divulgado pela Conab nesta semana aponta que o aumento pode chegar a 14%, no comparativo com a safra anterior.

Isso significa que é possível que a produção alcance as 118 mil sacas. A estimativa de produtividade média nesta temporada é de 14 sacas por hectare, ou seja 25,7% a mais que em 2018.

Mesmo com a expectativa sendo das melhores, a Conab informou que neste ano a área plantada com café será 9,3% menor, com 8,4 mil hectares no estado.

O principal motivo para a diminuição é que houve substituição da cultura em várias áreas localizada no município de Colniza. “(As áreas) perderam espaço para a bovinocultura, atividade tradicional na região”, justificou a Conab.

Em âmbito nacional,  o levantamento da companhia afirma que o Brasil deve colher safra de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado neste ano, na soma das espécies arábica e conilon.

Caso isso se concretize, haverá redução de 17,4% com relação ao ano passado. O motivo da queda está relacionado à bienalidade negativa nas plantações da cultura.

Segundo a Conab é um fenômeno natural que faz com que a produtividade seja maior em um ano e menor no outro ano. Mesmo assim, o Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e o maior exportador do produto.
 
 Imprimir