Imprimir

Imprimir Notícia

22/05/2019 às 17:34

PSD elege novo comando do partido em Cuiabá

Leiagora

O Partido Social Democrático (PSD) de Mato Grosso realizou, na noite desta segunda-feira (20), assembleias para escolha dos membros dos seus diretórios municipais em 139 dos 141 municípios do estado. Desse total, em 30 municípios já estão instalados diretórios. Nos demais, estão constituídas comissões provisórias. Em Mato Grosso o partido é o segundo maior em número de prefeitos, com 26 gestores eleitos em 2016, 21 vice-prefeitos e 268 vereadores. Para o presidente do Diretório Estadual, Carlos Fávaro, os números são representativos e vão colocar o PSD no topo das eleições municipais em 2020.
 
Em Cuiabá, o empreendedor Geraldo de Souza Macedo foi eleito em chapa única presidente da sigla. Nas eleições de 2016, Macedo foi o 1º suplente na composição para o Senado com o então candidato Carlos Fávaro, quando obtiveram 434 mil votos. Para a vice-presidência foi eleito o vice-prefeito de Cuiabá Niuan Ribeiro e, para a secretaria geral, o deputado estadual Toninho de Souza. Toninho vem de uma trajetória de três mandatos consecutivos como vereador e, agora, ocupa o posto de deputado estadual. Aos três, principalmente, caberá conduzir o processo eleitoral na capital no pleito de 2020.
 
Carlos Fávaro observa que Toninho de Souza foi o vereador mais votado da capital e de todo o estado, com quase 6 mil votos em 2016. “Foi a votação mais expressiva para uma vaga na Câmara Municipal de Cuiabá”, lembra. Já em 2018, ele conquistou mais de 17 mil votos para uma vaga na Assembleia Legislativa. “Saímos fortalecidos nas duas últimas eleições e vamos fazer a diferença em 2020”. Na capital, o partido espera que a experiência de Toninho de Souza seja fundamental para manter a unidade e o trabalho de base para compor uma chapa forte para a Câmara Municipal.
 
Sobre Geraldo Macedo, Fávaro não poupou elogios. “Geraldo, além de gestor formidável na iniciativa privada, é o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, presidente da Zona 5 da Confederação Maçônica Interamericana, a CMI, que representa todo o Brasil, além de membro do Conselho Executivo da Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, função anunciada há uma semana pelo secretário geral da World Conference of Regular Masonic Grand Lodges e Grão-Mestre da Espanha, Oscar de Alfonso”. Para o presidente do PSD, Geraldo Macedo é um nome que agrega não apenas na capital, mas em todos os municípios do estado.
 
O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, também destacou o papel do novo diretório na capital. Ele salientou que Geraldo Macedo é um dos incentivadores no Brasil do Movimento Maçonaria Executiva, que tem sido exemplo no processo de construção de uma nova sociedade. “É através da política que vamos melhorar aspectos na sociedade. Mudanças profundas começam com a participação partidária, que é um palco de debates”, diz. Macedo completou, afirmando que não adianta reclamar de um pais mergulhado em corrupção se não arregaçar a manga da camisa, filiar-se em um partido e ousar ao ser candidato. “Precisamos acreditar que somos capazes e que podemos fazer diferente”.
 
Força do jovem e da mulher
 
Para as eleições de 2020 o PSD cuiabano também pretende reforçar o time feminino. A assistente social Eliane de Souza aceitou o desafio de comandar o PSD Mulher e lançou uma proposta desafiadora: “O primeiro passo é agir. Se recebi essa missão, vou abraçá-la e levar a causa adiante”. Segundo ela, a mulher é maioria no eleitorado e precisa brigar por seus direitos. “Como disse Geraldo Macedo, a melhor maneira de brigarmos por nossos direitos é com a participação política”. Toninho de Souza completou revelando que a juventude também fará a diferença no próximo pleito. “Tanto para a mulher quanto para o jovem, não queremos reserva de vagas. Vamos construir uma chapa equilibrada e forte”, destacou o deputado.
 
Novo cenário partidário
 
Com as novas direções municipais empossadas, o comando estadual do PSD defendeu um planejamento estratégico para cada município considerando tendências, os melhores nomes, quais cidades terão candidaturas próprias ou terão composições. “Fora isso, ainda há o fim das coligações para eleição proporcional, o que amplia o nosso desafio”, argumenta o secretário geral do partido, Stephano Carmo. A direção adotada é que a composição dos diretórios municipais tenha mais autonomia e total segurança jurídica. Para Stephano, além de trabalhar pela reeleição dos eleitos em 2016 a meta em 2020 é ampliar a base de vereadores em todo o estado.
 
O secretário geral lembra que o PSD faz parte da base que elegeu o governador Mauro Mendes (DEM) em 2018 e que isto também deve ser considerado para as composições no pleito municipal. No entanto, Toninho de Souza observa que a tendência é que o PSD tenha candidatura majoritária nas maiores cidades, incluindo Cuiabá, mas também não descarta coligação. “Por enquanto não falamos em nomes, mas em fortalecimento da sigla. Depois, com um time formado e vigoroso vamos ao combate. De acordo com o deputado, “de qualquer forma, coligado ou não, o PSD trabalha para se tornar uma sigla ainda mais expressiva no cenário político de Mato Grosso”.
 
Composição do PSD em Cuiabá
 
A nova composição do Diretório Municipal do PSD em Cuiabá é encabeça por Geraldo Macedo na presidência, Niuan Ribeiro na vice-presidência e por Toninho de Souza na Secretaria Geral. Os demais membros são Niuan Ribeiro Roberto, Domingos Sávio Ribeiro, Edson Paulino de Oliveira, Fernando Guedes, Eliane Lara de Souza,  Adalberto Ventura, Cleiton Miranda, Selleman Junior, Daniela Carmo, Rafael de Oliveira, Camila Lopes, Mauricio Munhoz, Renata Vieira, Luiz Fellype Souza, João Soares, Janira Fortes e Flavio Rodrigues de Souza. Os delegados legalmente constituídos são Geraldo de Souza Macedo e Niuan Ribeiro Roberto, com os suplentes Edson Paulino de Oliveira e Fernando Guedes. O ex-presidente do partido, Homero Florisbelo, foi indicado presidente de honra da sigla na capital.
Direto da assessoria 
 
 
 Imprimir