Imprimir

Imprimir Notícia

24/05/2019 às 10:25 | Atualizada: 24/05/2019 às 10:43

‘Petista é contra geração de emprego e renda’ diz Barbudo, ao criticar PL de Lúdio que visa ‘acabar’ com a aviação agrícola

Fernanda Leite

O deputado  estadual, Nelson Barbudo (PSL), criticou o Projeto de lei nº 484/2019 que pretende acabar com a aplicação aérea de agrotóxico nas lavouras do Estado.

“No Mato Grosso, pra variar, um deputado estadual petista que é  contra a geração de emprego e renda, fez um projeto para acabar com  o avião agrícola, aqueles aviões que pulverizam os defensivos agrícolas,  todos tem receituários, todos tem carência”, criticou.

O parlamentar vai além, e diz que irá acionar dos dois deputados do PSL, Silvio Fávero e o Delegado Claudiney, para realizar uma manobra e tentar ‘barrar’ a aprovação do teto. “O pessoal da aviação agrícola podem ficar tranquilos. Vou intervir e conversar com a nossa bancada de deputados na AL. Jamais um setor que gera emprego e renda vai ser destruído por aqueles que não tem amor ao produtor, ao capitalismo, aqueles que querem que o Brasil vire uma Venezuela”, apontou.

De acordo com a narrativa do projeto, o objetivo é preservar o meio ambiente e a saúde da população. Isto porque, a aplicação de agrotóxico, seus componentes e afins por meio de aeronave é a mais nociva para os nossos ecossistemas e a saúde humana. Estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comprova a alta periculosidade da pulverização aérea.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que os agrotóxicos causem anualmente 70 mil intoxicações agudas e crônicas que evoluem para óbito e um número muito maior de doenças agudas e crônicas não fatais.
 
 
 Imprimir