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27/05/2019 às 09:11

Escolas de MT entram em greve e categoria manifesta em frente à Seduc - vídeo

Luana Valentim

Os professores das escolas estaduais cumpriram o prometido e paralisaram suas atividades nesta segunda-feira (27). Segundo o secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Orlando Francisco, a previsão é que 90% das escolas em Cuiabá tenham aderido à greve.
 
Orlando informou ao Leiagora que, geralmente, as greves iniciam com média de 25 a 30% de escolas. Sendo assim, ele acredita que das 730 escolas do Estado, pode-se afirmar que é natural que tenham aproximadamente 230 fechadas.
 
O secretário ainda disse que hoje haverá um ato público em todos os municípios e somente após, ele terá mais informações sobre o número de escolas fechadas.
 
“Em Cuiabá faremos um ato público que será em frente a Seduc com boa participação da categoria. Conforme nossas projeções, tudo indica que durante a semana teremos dados mais consistentes do número de escolas”, alertou.
 
O ato será a partir das 14h, em frente a Secretaria de Estado de Educação, no Centro Político Administrativo.
 
Em contato com a Seduc, a assessoria informou que ainda não sabe dizer quantas escolas paralisaram suas atividades, mas que até o final do dia pretende ter em mãos esses dados.
 
Na semana passada a secretária da pasta, Marioneide Kliemaschewsk, declarou em entrevista ao LTV que disse que as reinvindicações da categoria são referentes a Revisão Geral Anual, dobra do poder de compra, liberação das licenças-prêmios e licença para qualificação profissional.
 
Além de estarem solicitando algumas reuniões e discussões junto a Seduc de políticas educacionais, demandas do sindicato, o pagamento de 1/3 de férias para os contratos, o cumprimento de calendário de pagamento e infraestrutura das escolas.
 
“É importante salientar que eu e o governador não temos uma varinha de condão. Seria uma mágica em 150 dias de gestão conseguir contornar tudo isso mediante a conjuntura político-econômica que encontramos”, destacou.
 
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