Imprimir

Imprimir Notícia

29/05/2019 às 15:45 | Atualizada: 30/05/2019 às 09:21

Gallo tem esperança em ‘Plano Mansueto’ para pagar salários de servidores

Fernanda Leite

O secretário de Fazenda do Estado, Rogério Gallo, declarou que o Estado deve usar recursos do ‘Plano Mansueto’ para quitar a folha salarial dos servidores públicos e o décimo terceiro que será pago novamente no final do ano.

O projeto ainda não chegou no Congresso Nacional, mas o secretário adianta que já encaminhou os números de Mato Grosso para receber créditos do plano. 

“Sim, soubemos da ideia. E isso depende um projeto que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai encaminhar ao Congresso. Estamos apresentando nossos dados para ver quantos o estado conseguirá anualmente em operação de crédito. A aplicação do recurso será para uso livre e poderá ser para pagar salários, décimo terceiro e outros”, disse o secretário.

O plano foi denominado 'Plano Mansueto' pelo  ministro da Economia, Paulo Guedes, em referência ao Secretário do Tesouro, Mansueto de Almeida. Conforme o governo federal, R$ 40 bilhões serão disponibilizados em 4 anos para os estados ‘gastem’ com as despesas necessárias, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste.
 
Os estados que deve receber o empréstimo são aqueles que levaram nota 'C' no ranking que mede o nível de bons pagadores (os melhores recebem nota A). Atualmente, os estados com nota 'C' não podem receber garantias do Tesouro em empréstimos bancários e de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
 
 Imprimir