Imprimir

Imprimir Notícia

03/06/2019 às 09:02

Rondonópolis supera a meta geral da Campanha de Vacinação contra Gripe

Leiagora

Rondonópolis superou a meta da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, estabelecida pelo Governo Federal. Conforme o boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, durante a campanha foram vacinadas 58.727 pessoas do público alvo estipulado pelo Ministério da Saúde para o município, o que corresponde a 102.10% da meta do município, que era de imunizar 57.517 rondonopolitnos do chamado “grupo de risco”.

Durante a campanha, a missão da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de vacinar as 57.517 pessoas distribuídas entre os grupos prioritários. Que são eles: idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de seis meses até completar seis anos, trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, pessoas com doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Conforme o Boletim de Vacinação da Vigilância Epidemiológica, a porcentagem de vacinação em Rondonópolis, também passou dos 90% estabelecidos para cada público-alvo separadamente. Em muitos superam os 100% da meta. Dos 16.639 idosos, 101,78% se imunizaram. Entre as gestantes, que previam cobrir 2.782, a vacinação também ficou acima, com 2.827, correspondendo a 101,62%. Assim como os professores, que dos 3.959 previstos para receberem a vacina, chegou a 4.020 doses aplicadas, uma cobertura de 101,54%.

Já entre os trabalhadores da saúde o índice de imunização foi de 103,30%. A meta era aplicar a vacina em 7.155 pessoas deste grupo prioritário, sendo que 7.391 se vacinaram. Outro público-alvo da vacinação, o índice de cobertura de pessoas com doenças crônicas foi de 102,82%. Das 8200 previstas, 8.431 se imunizaram.

As crianças também superaram a meta de 90% prevista pelo Ministério da Saúde, que era de imunizar 17.696 pequenos rondonopolitanos. A cobertura chegou a 91,36%, totalizando 16.157 doses aplicadas.

A vacina oferecida na campanha é trivalente e imuniza a população contra dois tipos de influenza tipo A ( H1N1 e H2N3) e um tipo de influeza B . As doses da vacina contra a gripe são fornecidas pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado, que através das Regionais de Saúde fazem a distribuição para os municípios.

Iniciada em abril, a campanha deste ano se encerrou oficialmente nessa sexta-feira (31).

“Em todo o país, e em muitas cidades de Mato Grosso também, o cenário é diferente daqui, muitas cidades não conseguiram bater a meta, diferentemente de Rondonópolis”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Magda Rosa, acrescentando que o município já solicitou mais doses, no entanto ainda não há previsão de novo repasse para o Município.

Medidas de Prevenção

Quem não se imunizou e não faz parte do grupo de risco, deve manter alguns cuidados básicos no dia a dia para evitar a proliferação do vírus da gripe: sempre que tossir ou espirrar, tape o nariz e a boca com lenço de papel, lave as mãos frequentemente com água e sabão e se não tiver as mãos lavadas, evite mexer nos olhos, nariz e boca. Se tiver sintomas de gripe, evite cumprimentar com abraços, beijos ou aperto de mão; evite lugares com aglomeração de pessoas e em casos de dúvidas, procure sua unidade de saúde.

Sintomas

A doença inicia geralmente com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Assim que aparecerem os sinais da doença, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. O quanto antes iniciar o tratamento melhor.

 
Direto de Rondonópolis, Valdeque Matos, Assessoria
 
 Imprimir