Imprimir

Imprimir Notícia

03/06/2019 às 11:01

Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente

Leiagora

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável promovem, entre os dias 4 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com várias ações e atividades nas escolas e também no Várzea Grande Shopping.

De acordo com a coordenação de Educação Ambiental da Educação, neste período de eventos, alunos da rede pública municipal estarão desenvolvendo atividades pedagógicas sobre o tema nas unidades escolares. Atividades relacionadas ao meio ambiente também estão sendo desenvolvidas desde abril pelos alunos da EMEB “Antonio Salustio Areias” da Capela do Piçarrão, onde várias ações estão possibilitando o despertar de valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras, através de painéis fotográficos, reportagens, experimentos, desenhos, produção de textos, criação de folders, maquetes e aulas de campo realizadas pelos estudantes.

Este ano, 24 escolas que participam do Projeto “Plantar e Cuidar” e 10 escolas que desenvolvem o Projeto “3 Rs”, ambos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, orientados por professores da área, desenvolveram vários trabalhos em classe, concurso de redação e trabalhos artesanais para fomentar os debates e saberes com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O resultado dessas atividades produzidas pelos alunos e professores será mostrado de 4 a 7 de junho no Várzea Grande Shopping, com a realização da Exposições 'Lentes para Várzea Grande', que receberá obras de arte, desenhos e produções diversas nos gêneros textuais. Haverá ainda diversas apresentações artísticas como teatro, dança, parlendas, paródias, coral e musical sobre o tema do Meio Ambiente e Sustentabilidade promovidas por alunos das 16 escolas sorteadas para a realização do evento. 

“A iniciativa tem como meta despertar a consciência crítica nos estudantes para as questões relacionadas ao tema, promover reflexões sobre a relação homem/meio ambiente, fomentando os princípios da preservação e conservação da flora e fauna, além da possibilidade de um diagnóstico sobre os problemas enfrentados atualmente nas grandes cidades com relação ao descarte de resíduos”, pontuou o secretário Silvio Fidelis.

Para a secretária Helen Farias, da pasta do Meio Ambiente, a parceria com a Secretaria de Educação em vários projetos ambientais desenvolvidos nas escolas da rede municipal vem garantir a promoção da consciência da preservação ambiental nas unidades escolares. Farias destacou os Projetos "Plantar e Cuidar" as gincanas que recolhem materiais reciclados promovidas pelo Projeto “3Rs”, o “Rolê Sustentável” e citou também as aulas de campo nos diversos parques municipais, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar as várias práticas do plantio e cultivo, além de conhecer vários tipos de plantas nativas de nossa região.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é a oportunidade de reflexão para o momento crítico por que passa a natureza pelas manifestações causadas pelo homem. É necessário conscientizar as próximas gerações para que a sociedade caminhe em direção a sustentabilidade”.

Desenhos e pinturas de alunos das 24 escolas selecionadas que estarão expostas na Exposição 'Lentes para Várzea Grande' irão concorrer ao Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente – edição 2020. Como ocorreu nos anos anteriores, a votação será através do perfil do facebook do Várzea Grande Shopping para a seleção dos 6 trabalhos finalistas. Os desenhos selecionados serão colocados no Portal da Prefeitura onde acontecerá a votação on-line para a escolha do trabalho vencedor.

 
Direto de Várzea Grande, Fred Nogueira, Assessoria
 
 Imprimir