Imprimir

Imprimir Notícia

08/06/2019 às 13:44

Fávero articula recursos para nova escola no Dom Aquino

Leiagora

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) teve pedido atendido e anunciou a construção de uma nova escola no bairro Dom Aquino, um dos mais tradicionais de Cuiabá. As obras, previstas para terem início no segundo semestre desse ano, atende uma solicitação do parlamentar, que nesse ano foi procurado por pais e lideranças comunitárias.

A nova escola comportará mais 500 alunos que hoje se veem obrigados a estudarem em escolas distantes de suas casas, em razão da Escola Estadual Barão de Melgaço ter fechado as portas há dois anos para reforma. Com isso, os estudantes foram remanejados para outras unidades escolares, o que gerou transtornos para muitas famílias, devido à distância.

Com o fechamento da Barão de Melgaço e remanejamento dos alunos para a Escola Nilo Póvoas, pais e alunos tiveram que reorganizar suas rotinas e se adaptarem a uma unidade mais longe, até que o assunto seja resolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Segundo Cândido Barbosa, presidente do bairro Dom Aquino, à época do fechamento da Barão de Melgaço, alunos também foram remanejados para a escola Polivalente, que atende atualmente cerca de 400  alunos. Por se tratar de uma área ampla e como forma de economia ao estado, Cândido sugeriu que a nova unidade seja construída no terreno da Polivalente. “E com isso, conseguimos trazer para mais perto nossas crianças e em um só lugar”, disse Cândido ao agradecer o apoio de Fávero.

O parlamentar também conseguiu a liberação de recursos para a construção de uma escola no município de Sorriso, com 16 salas e capacidade para atender mais de 500 alunos. Outro pedido do parlamentar, atendido, refere-se a duas unidades escolares na cidade de Cáceres. O intuito é abrir mais 1.200 vagas para alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino.

ESCOLA MILITAR – Ainda falando sobre educação, vale lembrar que o deputado Silvio Fávero é autor do Projeto de Lei nº 361/2019 que facilita a instalação de escolas militares nos municípios mato-grossenses. O intuito é oferecer excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, o respeito à família e a pátria e o incentivo ao esporte.

“Não estamos falando em nenhuma novidade. A maioria dos estados brasileiros já possui colégios administrados pelo Exército ou Polícia Militar, todos formalmente definidos como escolas públicas, apesar de comumente haver cobranças ou pedidos de contribuição de taxas mensais, mas que servem para a manutenção dos colégios”, argumentou Fávero, autor da inciativa, ao defender que a escola militar surgiu da necessidade de reverter a situação caótica em que se encontra a educação no Brasil.
Direto da assessoria, Joelma Pontes
 
 Imprimir