Imprimir

Imprimir Notícia

14/06/2019 às 16:20 | Atualizada: 14/06/2019 às 16:33

Ferrovia que passará por Lucas do Rio Verde e região Araguaia terá contrato assinado neste ano

Bruno Bortolozo

Momentos antes de embarcar para Rondonópolis, o ministro de Infraestrutura, Tarcício Gomes Freitas, disse, em Brasília, que o contrato para o pontapé inicial das obras da Ferrovia da Integração do Centro-Oeste (FICO) será assinado neste ano. 

“Indo ao Mato Grosso, onde visito o terminal ferroviário e as obras da travessia urbana da BR-364 em Rondonópolis (conclusão este ano); e participar de audiência sobre a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) em Água Boa (assinaremos contrato este ano) FICO integra o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul”, disse Tarcício.

É a primeira vez que o ministro fala claramente sobre a assinatura em 2019. Anteriormente, Tarcício falava apenas que existia a intenção de assinar neste ano, para começar os trabalhos em 2020.

Vale lembrar que o projeto da FICO é um dos mais adiantados de Mato Grosso, com relação as ferrovias. De acordo com o projeto, devem ser construídos 1.641 km de trilhos, começando em Campinorte (GO), conectando com a Ferrovia Norte-Sul e indo até Água Boa. O total deste trecho é de 383 km.

Posteriormente existe um planejamento de construir 518 km, com início em Água Boa, até Lucas do Rio Verde. A última parte teria 740 km, entre o norte de Mato Grosso até Vilhena (RO).
 
 Imprimir