Imprimir

Imprimir Notícia

14/06/2019 às 17:00

Vazio sanitário da soja começa neste sábado (15)

Bruno Bortolozo

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso começa a partir deste sábado (15), em Mato Grosso. O período está previsto para terminar em 15 de setembro, conforme  Instrução Normativa Conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Assim como o portal Leiagora já informou, durante 92 dias as plantas de soja vivas ficam proibidas de serem cultivadas ou germinadas.

A Instrução Normativa existe desde 2006 no estado, com o objetivo de reduzir o fungo Phakopsora pachyrhizi na entressafra  e impedir que a ferrugem asiática apareça na safra seguinte.

Na temporada 2018/2019, 12.694 propriedades com área plantada de soja foram cadastradas no Indea. São 8,7 milhões de hectares de área.

Ao começar o período do vazio, a meta é fiscalizar 60% das propriedades, a fim de que seja não seja constatada a presença de nenhuma planta de soja.

Isso porque o fungo causador da ferrugem asiática precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e se multiplicar. Quando as plantas de soja são eliminadas, o ciclo do fungo é quebrado e reduz a quantidade de esporos no ambiente.

A doença causa a desfolha precoce da planta, fazendo com que os grãos não se formem por completo e isso consequentemente afeta a produtividade, que se torna menor.

Quem descumprir o período do vazio sanitário pagará multa, conforme o Indea, de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF), cerca de R$ 4,2 mil, mais 2 UPF por hectare de planta não eliminada.
 
 Imprimir