Imprimir

Imprimir Notícia

18/06/2019 às 15:22 | Atualizada: 19/06/2019 às 09:34

Em audiência pública, AL debate projeto para liberar prática do esporte equestre em MT - veja

Fernanda Leite

(Atualizada às 8h45min - 19/06/2019) - Os deputados estaduais de Mato Grosso debatem junto com os representantes do esporte equestre a aprovação do projeto que regulamenta a prática de esporte com animais. 

A audiência pública ocorre após a decisão do Ministério Público Estadual (MPE), que ‘barrou’ na Justiça uma das modalidades realizadas na 7ª Semana do Cavalo, ocorrida na semana passada, no Haras Twin Brothers, o laço em dupla e técnico. O argumento, maus-tratos aos animais. 

O evento reuniu representantes da Acrimat, Indea, clubes e associações ligadas ao setor para debater o projeto de lei nº 17/2019 de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que dispõe sobre a prática esportiva equestre em Mato Grosso, e determina as condições mínimas necessárias para garantir o bem-estar animal nas competições, treino e manutenção continuada da saúde dos animais.

O evento foi requerido pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, por intermédio dos deputados Valdir Barranco (PT) e Thiago Silva (MDB) e serviu para abordar também alguns itens da modalidade que serão incluídos no projeto de lei, como por exemplo, segurança aos animais e divisão de capítulos por categoria.

O autor do projeto, deputado Dilmar Dal Bosco explicou que a iniciativa ganhou força após o fato de o Ministério Público Estadual (MPE) vetar o torneio.

“É um projeto de lei que traz a regulamentação de todas as provas equestres em Mato Grosso, adequando mais informações com apoio da própria Assembleia e de associações equestres”, disse Dal Bosco. Pela manhã, cavaleiros se reuniram em frente ao prédio da Assembleia Legislativa com o propósito de apoiar a audiência pública e, consequentemente, buscar a regulamentação do esporte equestre.

“A atitude do Ministério Público vetando recentemente um evento da categoria foi de forma arbitrária. Mato Grosso tem a quinta maior tropa eqüina do país e a sexta maior força do agronegócio do setor no Brasil”, explicou o presidente da Associação dos Cavalos Mangalargas de Mato Grosso, Álvaro de Carvalho.

Leia mais: Políticos de MT recriminam decisão do MP que 'barrou' esporte equestre no Haras Twin Brothers
 
 Imprimir