Imprimir

Imprimir Notícia

19/06/2019 às 09:10

Escritor premiado em edital ministra oficina de poesia na Biblioteca Estevão de Mendonça

Leiagora

O escritor Luiz Renato de Souza Pinto, contemplado no Prêmio Mato Grosso de Literatura, ministrará uma oficina de poesia na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. A proposta é oferecer aos participantes ferramentas de criação, interpretação, leitura, audição e encenação de poemas. Ao todo são 60 vagas e a capacitação é voltada para professores e artistas, além de pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre o assunto. As inscrições estão abertas até 05 de julho e deverão ser feitas online aqui.

Denominada ‘Encenando a poesia’, a oficina será realizada nas quartas-feiras, das 14h às 17h. Serão 40 horas de duração, com início previsto para 10 de julho e encerramento em 27 de setembro. Em um primeiro momento, a oficina oferece uma abordagem teórica sobre a poesia, com apresentação de gêneros, autores, obras e diferenças entre escolas literárias. A segunda etapa trará a prática com análise de poemas e letras de música. Em seguida começa a fase da criação de textos e apresentação dos trabalhos feitos durante a capacitação.

A realização de oficinas de poesia foi uma das contrapartidas do autor no projeto do livro ‘Gênero, Número, Graal’ (2017), contemplado no Prêmio Mato Grosso de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Ele foi premiado em 2017, na segunda edição, e mantém a atividade de capacitação em instituições interessadas. Luiz Renato também é ator e professor no Instituto Federal de Mato Grosso, além de autor dos livros Xibios (2018), Duplo Sentido (2016), Flor do Ingá (2014) e Matrinchã do Teles Pires (1998).

Serviço: A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada no prédio do Palácio da Instrução, na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. Para mais informações (65) 3613-9240/9230.
 
 Imprimir