Imprimir

Imprimir Notícia

19/06/2019 às 09:38 | Atualizada: 19/06/2019 às 10:53

Theatro Fúria e Coletivo Coma A Fronteira apresentam intervenção urbana na Praça da Mandioca

Leiagora

No sábado, dia 29/06 às 22h o Theatro Fúria em parceria com o Coletivo Coma A Fronteira apresenta a intervenção urbana "AJustiçaDosPoderesAMimConferidos" no Leviana Bar – Praça da Mandioca.

"A intervenção urbana no quotidiano de uma cidade é algo que existe para causar estranhamento, chamar a atenção e sugerir interpretações a respeito do que se faz na intervenção, geralmente com o intuito de provocar a reflexão aos frequentadores do espaço urbano. É uma maneira de fazer a cidade respirar, propondo uma ação, movimento ou manifestação num espaço onde geralmente as pessoas apenas repetem uma rotina", explicou o ator Caio Ribeiro.

“A pesquisa a respeito desta intervenção/performance se iniciou em 2016 em intercâmbio do Theatro Fúria com a Cia Aqueles Dois. Estreou no Revirado Cênico do Palco Giratório deste mesmo ano, foi apresentada no Festival de Monólogos e Breves Cenas de Vilhena em 2017 e desde então, tem sido fonte de pesquisa e experimentações do grupo que hoje investiga, juntamente com o artista Caio Ribeiro (Coma a Fronteira), o arquétipo da justiça em suas mais variadas formas e culturas, considerando a relação com os privilégios que ela mesma oferece”, explicou a atriz Carolina Argenta, que interpreta a justiça.

Os atores pontuam que a peça coloca em questão a figura da justiça considerada indispensável em uma democracia.

"Já se perguntou: qual a importância da justiça hoje em dia? A quem e a que serve esta figura feminina de olhos vendados que segura uma balança e uma espada? A justiça tem muitas facetas, e na maioria delas é vista como um ser incorruptível, que tem o discernimento para conseguir fazer o melhor juízo das coisas. A questão é que o acesso à justiça está associado a um sistema gigantesco, marcado por pessoas, leis e burocracias. Todo esse sistema conseguiu fazer com que a justiça caminhe conforme caminham aqueles que conseguem se apropriar deste sistema. Quem controla a justiça?", disse.
 
 Imprimir