Imprimir

Imprimir Notícia

24/06/2019 às 11:00

Cavalhada movimenta Poconé e atrai amantes da cultura

Luzia Araújo

Moradores, turistas e autoridades regionais acompanharam nesse domingo (23), no município de Poconé (100 km distante de Cuiabá), mais uma edição da tradicional festa popular mato-grossense, a Cavalhada.  

O evento mantém viva uma apresentação teatral a céu aberto, na qual os atores encenam uma batalha entre mouros e cristãos. Todo o espetáculo é interpretado por moradores da cidade, que cresceram acompanhando a cultura.

Originalmente, a Cavalhada simula a disputa para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados.

A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A apresentação foi realizada no Clube Cidade Rosa, com entrada gratuita, onde também teve almoço e outras atrações, encerrando as atividades no final da tarde.
Com informações da Secretaria Estadual de Cultura
 
 Imprimir