Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/2019 às 07:30 | Atualizada: 01/07/2019 às 11:46

MT tem sofrido menos para estocar safra de milho em 2019

Bruno Bortolozo

Segundo o presidente da Aprosoja de Mato Grosso, Antônio Galvan, a safra 2019 de milho no estado tem apresentado menos problemas de estocagem nos armazéns no comparativo com as temporadas passadas. “A procura pelo milho está grande. Hoje, com essa quebra Norte-americana, tem problema na Argentina também com colheita, então a demanda de milho está grande e os armazéns estão despachando rápido, hoje o caminhão não está parando, já que tem frete à vontade de milho.”

O motivo da explicação de Galvan é porque, nos últimos dias, circulou no estado uma informação de que alguns caminhoneiros estariam estocando milhos em carretas, pois os armazéns estavam cheios. “O que a gente ousa a dizer é o percurso que o caminhão faz do armazém ao porto, agora que está sendo armazenado em cima de caminhão, não, nada disso. Tem algum lugar que estão colocando fora de armazém, mas são em poucos lugares que temos notícias, até porque muitos produtores têm usado os silos bags nas lavouras.”

Além disso, segundo o presidente da Aprosoja de Mato Grosso, é necessário que o Governo Federal auxilie os produtores a conseguirem armazenar quantidades cada vez maiores do cereal dentro das próprias fazendas. “Temos falado muito no Ministério da Agricultura sobre o valor disponível para fazer armazenagem a nível de propriedade, com juro diferenciado, para armazéns até 6 mil toneladas. então temos brigado muito, para que o produtor tenha recurso para armazenar o máximo possível dentro das propriedades onde o milho é colhido.”
 
 Imprimir