Imprimir

Imprimir Notícia

04/07/2019 às 14:26

China aumentará importação de carne suína diante de escassez de oferta

Leiagora

A China vai aproveitar o mercado global, incluindo os Estados Unidos, para ajudar a escassez de carne suína, em meio a um surto de um vírus mortal em criações de porcos do país. As informações são da agência de notícias "Dow Jones".

A China continuará importando carne suína para ajudar a garantir o fornecimento, disse o vice-ministro da Agricultura, Yu Kangzhen, a repórteres. Existem muitas fontes de carne suína no mercado global e os Estados Unidos são uma delas, disse Yu.

Como parte de um acordo comercial entre a China e os Estados Unidos na semana passada, a China concordou em começar a comprar grandes quantidades de produtos agrícolas norte-americanos. As importações de carne suína da China aumentaram nos últimos meses, com a perspectiva de oferta doméstica fraca.

Em maio, a quantidade de porcos do país caiu quase 24% em base anual, enquanto as importações de carne suína cresceram 62,6%, segundo dados oficiais. Até o dia 3 de julho, a China abateu mais de 1,16 milhão de suínos e registrou 143 casos de gripe suína desde agosto do ano passado, incluindo 44 casos este ano, disse Yu.

Isso sugere que o surto está diminuindo, disse ele, acrescentando que o governo tem "tolerância zero" para qualquer relato de casos. A China fez "progresso positivo" nas pesquisas para uma vacina, mas ainda não há cronograma para aprovação do governo, porque tanto a eficácia quanto a segurança precisam ser asseguradas, disse ele. 

 
Direto de Porto Alegre / Com informações da Agência Safras
 
 Imprimir