Imprimir

Imprimir Notícia

11/07/2019 às 09:02 | Atualizada: 24/07/2019 às 16:14

Hospital Municipal de Alto Araguaia recebe novo aparelho de ultrassonografia; atendimentos são iniciados

Leiagora

Com objetivo de modernizar o atendimento médico do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, a prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) adquiriu um novo e moderno aparelho de ultrassonografia por meio de recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Ondanir Bortolini. O valor total do investimento foi de R$ 90 mil. Também estão previstas as compras de duas bombas de infusão, dois cardioversores, dois aspiradores elétricos, dois carrinhos de emergência e um monitor multiparâmetro, totalizando R$ 160 mil da emenda destinada ao município.

Os atendimentos com o novo equipamento tiveram início nesta terça-feira (9). De acordo com a Secretaria de Saúde, a novidade permitirá vários benefícios nos atendimentos, especialmente a conclusão mais rápida de diagnósticos e a ampliação dos tipos de exames. O aparelho possui sistema digital de alta resolução para oferecer qualidade de imagem.

“O aparelho de ultrassonografia é de alta tecnologia, produz imagem com mais clareza e nitidez, especificações melhores de cada caso e conclui o resultado do exame com mais rapidez. É um aparelho muito bom e vem para atender as nossas necessidades. Temos uma resolutividade muito maior, é um aparelho com uma ótima qualidade de imagem e uma impressão muito boa. Estou muito satisfeita”, disse a médica Sanmari Rezende.

A secretária de saúde Manoela Nunes de Souza ressaltou que o objetivo a partir de agora é zerar a filha de espera de pacientes que aguardam atendimento. A estimativa é que sejam realizados em torno de 15 exames diariamente, totalizando cerca de 300 exames por mês com o novo aparelho. Segundo ela, o equipamento marca um novo capítulo na história do Hospital Municipal que não contava com aparelho de ultrassonografia.

“Cumprimos todas as etapas para aquisição do equipamento, inclusive com a contratação do profissional para operá-lo. Temos uma fila de espera e vamos zerar. Estamos dando prioridade para gestantes e casos de urgência. É um investimento em benefício à população de Alto Araguaia que a partir de agora passa a contar com mais esse serviço no hospital municipal. O prefeito Gustavo Melo tem olhado com muito carinho pela saúde e muito mais novidades serão anunciadas”, detalha a secretária.

A coordenadora do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, Uelen Campos destaca que a aquisição do equipamento é um avanço significativo para a saúde e quem ganha são os usuários do sistema de saúde local.

“É uma grande conquista para os munícipes de Alto Araguaia. Importante destacar não só a busca pela aquisição do equipamento, mas também o empenho do prefeito Gustavo Melo no preparo da sala e na contratação do profissional para operá-lo. A partir de agora este atendimento passa a ser ofertado dentro do hospital. É mais avanço nas condições de trabalho e no atendimento à população com um diagnóstico mais preciso”, frisou a coordenadora.
Direto da Região do Araguia, Marcos Cardial | Assecom / AIA
 
 Imprimir