Imprimir

Imprimir Notícia

12/07/2019 às 11:25

Nova linha de crédito trará R$ 9 bi para serem injetados nos 4 estados do Centro-Oeste

Luana Valentim

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso, José Wenceslau, disse, nesta sexta-feira (12), que serão injetados R$ 9 bilhões nos 4 estados do Centro-Oeste. A declaração foi feita durante a Conferência “Visão 2030 Mato Grosso Desenvolvido”, na Assembleia Legislativa.

O evento organizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), pela senadora Selma Arruda (PSL) e pelo deputado estadual, Silvio Fávero (PSL), visa promover o desenvolvimento nos municípios da região Centro-Oeste, por meio de um banco de projetos. 

“Além dos prefeitos, estamos aqui também representando todos os empresários do Estado de Mato Grosso. A nossa economia precisa ser fomentada, porque hoje temos poucas linhas de crédito”, disse.

Wenceslau explicou que, essa linha de crédito liberada pelo Banco do Brasil junto com a Sudeco, vem em boa hora por este ser um momento de recuperação da economia do Brasil e de Mato Grosso, além de vir ao encontro com os anseios não só das prefeituras e órgãos de governo, mas também dos empresários por terem uma opção de linha de crédito com os juros bem mais em conta que o mercado tem oferecido. 

Serão ao todo 67 servidores da Sudeco responsáveis por atender todo o Centro-Oeste.

O superintendente da Sudeco, Nelson Vieira, disse que o evento realizado hoje tem dois momentos: pela manhã a discussão do financiamento do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), administrada pelo Banco do Brasil, que é um fundo constitucional com objetivo de financiar as atividades produtivas no Centro-Oeste.

“O Estado tem buscado muito esses recursos, então eles trabalham com licenciamento de atividade rural, turismo, comércios e serviços. O objetivo é esclarecer o alcance desse encontro constitucional, como os produtores e os empresários podem acessar esses recursos junto ao Banco do Brasil, e algumas informações em relação a repasses para outras instituições financeiras, que é um trabalho que já vem sendo feito”, destacou.

Para o período da tarde, Nelson informou que está trabalhando no Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO), que foi elaborado pelo Ministério de Integração de Desenvolvimento Regional junto com a Sudeco, em parceria com os estados para criar uma linha de ação de desenvolvimento.

“Com a união dos dois Ministérios de Cidades e Integração Nacional, a Sudeco também vai integrar trabalhos de desenvolvimento urbano. Então, a gente vai focar também em cidades inteligentes, infraestrutura e logística para melhorar a capacidade de produção”, frisou.

Nelson ressaltou que o objetivo é apresentar esse programa para discutir com a sociedade de Mato Grosso, aqueles investimentos viáveis que podem gerar desenvolvimento e melhor qualidade de vida para as pessoas.
 
 Imprimir