Imprimir

Imprimir Notícia

12/07/2019 às 20:06 | Atualizada: 12/07/2019 às 20:30

Pesquisador da Embrapa sofre infarto enquanto dirigia, se envolve em acidente e morre

Bruno Bortolozo

O pesquisador da Embrapa, Armindo Neivo Kichel, faleceu nesta sexta-feira (12), aos 63 anos, devido a um infarto agudo do miocárdio, ocorrido em Sinop (MT). Gaúcho de Getúlio Vargas (RS), Kichel deixa esposa, dois filhos e três netos. 

No momento em que sofreu o problema no coração, Kichel dirigia um automóvel Voyage, alugado. Ele mora em Campo Grande e havia acabado de chegar no aeroporto sinopense e seguiria para Juara, onde faria uma palestra.

O pesquisador conduzia o veículo pela rodovia dos Pioneiros e quando estava a cerca de 4 km do aeroporto, bateu de frente com uma caminhonete Silverado. Os dois veículos saíram da pista e o Voyage ainda bateu na parede de um imóvel. Os bombeiros o socorreram, mas ele não resistiu.

kishel usava cinto de segurança e o air bag do automóvel foi ativado. O motorista da caminhonete não ficou ferido. 

A confirmação de que o pesquisador sofreu um infarto enquanto dirigia foi feita após exame de necropsia. 
Neivo Kichel era engenheiro-agrônomo, com mestrado e doutorado em Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e Universidade Federal da Grande Dourados (MS), respectivamente.

A carreira como pesquisador da Embrapa começou em 1983, na Unidade Clima Temperado (Pelotas-RS). Em 1991 chegou a Campo Grande (MS) para atuar na Embrapa Gado de Corte, ao lado dos colegas Ademir Zimmer, Manuel Macedo e Valéria Pacheco.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, o pesquisador especializou-se em recuperação e manejo de pastagens, a partir da utilização de sistemas integrados de produção. 

Seu conhecimento na área o levou para todos os cantos do País e Kichel tornou-se próximo da classe produtora, assim, além de pesquisador passou a ser um empenhado difusor de tecnologias da Embrapa. Ele publicou dezenas de artigos e é autor de livros sobre sistemas integrados. 
 
 Imprimir