Imprimir

Imprimir Notícia

22/07/2019 às 20:11

Média de preços da carne de Mato Grosso sofre estagnação no semestre

Bruno Bortolozo

No fechamento do primeiro semestre de 2019, os preços da carne em Mato Grosso apresentaram aumento de 9,10% no atacado e 9,74% no varejo, no comparativo ao mesmo período de 2018. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Por outro lado, ainda conforme o instituto, se for analisado apenas o comportamento dos seis meses de 2019, é possível perceber que  a demanda no mercado interno tem sido menor. “Isso porque quando se compara junho com janeiro deste ano verifica-se uma certa estagnação na média dos preços de cortes nos mercados atacadista e varejista: a cotação da carcaça casada, por exemplo, aumentou apenas 0,21% no período e a média dos cortes do varejo,0,92%, limitada, principalmente, pela queda nos cortes dianteiros”, analisaram os economistas.

No fim de junho essa situação ficou mais forte. De acordo com o Imea, isso aconteceu, pois o consumidor tem demandado mais cortes traseiros apenas para o final de semana, além do início do período de férias e do frio. “Assim, aliado com a oferta de animais ainda satisfatória, o momento precisa de um maior impulso para aumento da arroba,” informou o instituto.
 
 Imprimir