Imprimir

Imprimir Notícia

25/07/2019 às 13:40

Justiça Comunitária reforça ação do Senar no Pantanal

Leiagora

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, participou do Mutirão Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Cerca de 300 pessoas foram atendidas no distrito pantaneiro de São Pedro de Joselândia, município de Santo Antônio de Leverger. A ação ocorreu no último sábado (20 de julho). O objetivo da parceria foi levar vários serviços à população, além de distribuir doações para a comunidade local.

Foram ofertados mais de 30 serviços, entre os quais o atendimento da Justiça com a emissão de certidão de hipossuficiência para segundas vias de RG e casamento, segunda via de certidão de nascimento e de óbito, mediação de divórcio e encaminhamento jurídico. Mas, não foi só isso. O mutirão também levou para a população rural serviços de saúde, e houve ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, limpeza de pele e designer de sobrancelha.

É uma comunidade muito carente. Fica distante das cidades e a estrada é precária. Não tem mercado e o posto de saúde presta atendimento básico. Atendemos uma família que o pai é cadeirante e tem seis filhos para criar. Nada paga o sorriso dessas pessoas que recebem atenção acima de tudo. Cada ação transforma nossas vidas também”, disse a agente comunitária de Barão de Melgaço, Silvia Adriana Soares, que liderou a ação. Ela ainda relatou que recebeu um abraço de um menino após a doação. “Ele me abraçou e disse ‘tia, só posso te agradecer assim’. Foi emocionante. E só conseguimos esse resultado com os parceiros. Tivemos apoio da Receita Federal para as roupas e de parceiros também para a limpeza de pele, designer de sobrancelhas e corte de cabelo”, concluiu.
 
Nadja Paixão, analista do Senar, agradeceu a parceria com a Justiça Comunitária. “Nossa ação é desenvolvida há 23 anos. Já fizemos cerca de 1 milhão de atendimentos e só conseguimos isso com auxílio. A parceria é fundamental para levarmos tantos serviços”, ressaltou a responsável pelo Senar, que ainda informou que 64 comunidades rurais devem ser atendidas somente este ano em Mato Grosso. As próximas são Querência (26/8), Barra do Bugres (16/7) e Diamantino (24/7). Todos terão apoio da Justiça Comunitária.
 
Além do Poder Judiciário, o Mutirão do Senar conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Sicredi, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Univag – Centro Universitário.
 Da assessoria, Ranniery Queiroz/TJMT
 
 Imprimir