Imprimir

Imprimir Notícia

29/07/2019 às 10:04 | Atualizada: 29/07/2019 às 10:14

Ambulantes manifestam em frente à Prefeitura contra a retirada deles das praças

Luana Valentim

Vendedores ambulantes estão reunidos na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira (29), para manifestarem contra a realocação deles no Centro de Cuiabá.

Com faixas, os ambulantes pedem apoio da população para que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), não tire o emprego dos vendedores de comida de rua neste momento de grande desemprego.

Em uma das faixas, os manifestantes dizem: “Prefeito a praça é do povo! Não é justo entregar praças para ser explorada por grandes comerciantes e retirar os pequenos vendedores de comida de rua”.

A personagem do André D’Lucca, Almerinda, está no local dando apoio aos manifestantes.

A assessoria da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico justificou que a mudança leva em consideração a ocupação irregular de espaços como estacionamentos e rampas de acessibilidade, além de pontos que prejudicam o fluxo de pedestres.

Também foi considerado um projeto futuro da gestão, que tem por objetivo a concessão das praças à iniciativa privada. A medida visa a melhor conservação e manutenção destes espaços e não interfere na atuação dos ambulantes.

Segundo a secretaria, atualmente há 78 permissionários na região, dos quais 28 serão realocados.

A pasta assegura que todas as autorizações serão renovadas e que todos os comerciantes continuarão trabalhando na região. E que parte das autorizações foi entregue na manhã desta segunda.

Ainda explicou que para renovar as autorizações, basta que os ambulantes procurem pela secretaria, localizada na travessa Celso Luís M de Almeida, 45, no bairro Poção. A equipe está preparada para tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto e orientá-los sobre a renovação.
 


 
 Imprimir