Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/2019 às 17:16

Exportação da soja de MT para a China ficam estagnadas no primeiro semestre

Bruno Bortolozo

O volume de soja importado pela China em junho deste ano, segundo levantamento divulgado pela Administração Geral das Alfândegas da Chi-na (GAAC), foi de 6,51 milhões de toneladas. 

Na soma dos seis primeiros meses de 2019, as importações, no comparativo com o ano passado, foram 14,70% menores. A Febre Suína Africana (FSA) foi o principal fato de impacto na redução.

De acordo com análise feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mesmo com a menor quantidade comprada pelo país asiático, a queda de exportação no estado foi pequena, de apenas 0,53% no primeiro semestre, ante o mesmo período de 2018. “Esta pequena variação é justificada pelo grande volume embarcado em fevereiro deste ano, que compensou os meses que apresentaram queda”, disse o instituto.

Ainda segundo o Imea, os meses de queda brusca foram maio e junho, sem expectativa de melhora. "Sem sinais de controle da doença, a tendência é que as exportações de soja mato-grossense para China fiquem em 2019 abaixo do observado ano passado”, conclui.

 
 Imprimir