Imprimir

Imprimir Notícia

25/08/2019 às 14:51 | Atualizada: 26/08/2019 às 15:05

Prefeito diz que é uma vergonha existir órgãos que travam o desenvolvimento do Araguaia

Luana Valentim e Iury Lupaudi

O prefeito de Querência, Fernando Gorgen, foi o entrevistado nesta quarta-feira (31), do LTV. Ele conta como foi a iniciação da cidade, a questão econômica e cultural.

Querência (a 927 km de Cuiabá) foi a primeira cidade do Vale Araguaia que teve R$ 1 bilhão de Produto Interno Bruto em 2017. O município de 33 anos, tem hoje quase 20 mil habitantes.

“Inicialmente era a Agrovila de Querência, logo se tornou distrito de Canarana e em seguida a municipação. A base dos colonos foi transformar o local em lavoura”, disse.

Fernando disse que no começo aproveitava-se as madeiras, frutos de desmatamento, trabalhando com a pecuária e posteriormente com a lavoura.

A cidade tem grande influência do sul do país. “O que invadiu o agronegócio e o Brasil, na verdade, são as pessoas com descendência europeia. A maioria deles migrou do sul do país”.

No ano retrasado, Querência sediou o encontro nacional de cultura gaúcha e no ano passado foi sediado o encontro estadual.

O prefeito disse que a decisão do Ministério Público de proibir o governo de asfaltar a BR-158 é um absurdo.

“Acho que o principal defeito da região do Araguaia é a falta de opção. É uma vergonha para o Brasil ter dentro do próprio governo, órgãos que trabalham para travar e atrapalhar o desenvolvimento dessa região”, frisou.
 
 
 
 Imprimir